Pesquisador da UNESP fala sobre tese de mestrado que une dança, arquitetura, filosofia e tecnologia
Na próxima sexta-feira (06), o Instituto Caleidos recebe o artista visual e bailarino Nigel Anderson, que vai conversar sobre sua pesquisa de Mestrado recém defendida na UNESP: “Maquetes Kinesféricas: Materializando o espaço invisível dos movimentos do corpo”, seguida de um bate-papo com o público. A entrada é gratuita.
Na próxima sexta-feira (06), o Instituto Caleidos realiza mais uma edição do evento Minha Tese, cuja proposta é levar a pesquisa acadêmica para fora das Universidades por meio de apresentação seguida de debate. O convidado desta edição é o pesquisador do Instituto Caleidos, Nigel Anderson, que vai conversar sobre sua pesquisa de Mestrado recém defendida na UNESP: “Maquetes Kinesféricas: Materializando o espaço invisível dos movimentos do corpo”, que une os princípios da dança de Rudolf Laban com arquitetura, filosofia e o uso de tecnologias emergentes.
A pesquisa de Nigel envolve uma investigação dos elementos de corpo e espaço presentes nos princípios de Rudolf Laban, como a kinesfera – esfera de movimento que delimita o espaço pessoal do corpo em movimento – que dá título ao trabalho.
Ao relacionar estes fundamentos da dança com teorias da filosofia, geografia e da arquitetura acerca de espacialidade e lugar, a pesquisa culmina numa produção artística, as Maquetes Kinesféricas, que, por meio da tecnologia de captura de movimento e de impressão 3D, busca materializar de forma concreta os elementos espaciais e arquitetônicos presentes em um corpo que dança.
Sobre o pesquisador: Nigel Anderson é artista visual e bailarino intérprete-criador do Caleidos Cia de Dança. Licenciado pleno em Educação Artística, com habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA), em 2011. Mestre em Artes pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) na área de Arte e Tecnologia, em 2017. Participou como professor assistente e intérprete no projeto Dancing to Connect, em Belém (PA); da Battery Dance Company, de Nova York. Foi selecionado em 2012 no Programa de Intercâmbio Social e Cultural de Dança urbana e cultura Hip hop “Empowerment Through Hip Hop” promovido pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. É membro do Grupo Internacional e Interinstitucional de Pesquisa em convergências entre Arte, Ciência e Tecnologia na UNESP. Certificado em Linguagem da Dança/Laban pelo Instituto Caleidos. Participa dos Núcleos de Pesquisa Poesia e Movimento e Coreológicas do Instituto Caleidos desde 2013, ano em que integrou o elenco do Caleidos cia, dirigido por Isabel Marques e Fábio Brazil.
SERVIÇO:
O que: Evento Minha Tese
Tema: “Maquetes Kinesféricas: Materializando o espaço invisível dos movimentos do corpo”
Convidado: Nigel Anderson
Quando: Sexta-feira, dia 06 de outubro, às 20h
Onde: No Instituto Caleidos, à rua Mota Pais, 213, na Lapa, em São Paulo.
Quanto: entrada gratuita
Telefone: (11) 3021-4970
Mais informações:
https://www.facebook.com/institutocaleidos/
Informações para a Imprensa
Marcelo Pria
MTB # 027461
Rhizome Comunicações
https://www.facebook.com/rhizome.comunica/
11 98739-6179