Arte Literatura

Nenhum espelho reflete seu rosto – Livro de Rosângela Vieira Rocha

Sinopse de “Nenhum espelho reflete seu rosto”

Arribaçã editora, Cajazeiras, PB, 2019, 268 págs.

           O romance gira em torno de relações amorosas abusivas e tóxicas, iniciadas e que se desenvolvem no ambiente virtual, mais precisamente nas redes sociais. Denuncia questões como o anonimato nas redes e como elas são propícias à impunidade dos abusadores.

         Helen, a personagem principal, que narra a história, é dona de uma joalheria. O enredo se revela através de um engenhoso recurso: um psiquiatra de uma cidade distante, que atende uma mulher internada em estado grave, vê na joalheira sua última possibilidade de ajuda à paciente que não responde ao tratamento. Convida-a para dividir, com ele, sua história vivida com Ivan, na expectativa de que, através dos detalhes, possa acessar sua paciente e retirá-la de seu torpor. É nas mensagens que envia a ele que Helen reviverá sua relação com Ivan e seu turbilhão de sentimentos e emoções.

          Através de e-mails, o leitor vai tomando conhecimento do jogo de sedução de Ivan, iniciado virtualmente, das expectativas criadas por Helen e do desenlace que só não chega a ser trágico porque o enredo toma outro rumo, condizente com a mulher forte que é Helen. Há dados reais no livro que mostram o quanto o narcisismo perverso, mais comum em homens do que mulheres, está de certa maneira aliado ao machismo.

           Junia de Vilhena, psicanalista e professora da PUC/RJ, autora do consistente prefácio da obra, assim o encerra: “O interesse de Freud por literatura e pela arte em geral revela a riqueza das interseções com as descobertas sobre o inconsciente. O texto de Rosângela Vieira Rocha busca uma outra aproximação. É através da teoria psicanalítica que a personagem Helen vai procurar um sentido para o que viveu, numa tentativa de elaboração de suas angústias, criando, dessa maneira, uma outra narrativa para o que lhe parece incompreensível”.

Para adquirir o livro, contatar diretamente a editora www.arribacaeditora.com ou a autora, através do e-mail rosavi@uol.com.br. O exemplar (incluído o frete) custa R$60,00.

Sobre a autora:

Rosângela Vieira Rocha nasceu em Inhapim, MG, e mora em Brasília desde 1968. É jornalista, advogada, Mestre em Comunicação, escritora e professora aposentada da Faculdade de Comunicação da UnB. Tem 13 livros publicados, 6 para adultos e 7 infantojuvenis. Obteve vários prêmios literários nacionais e regionais. Colabora nas revistas culturais e literárias digitais Flor de Dendê e Germina. Acaba de publicar seu 5º romance, Nenhum espelho reflete seu rosto, Arribaçã editora, PB. Participou de várias antologias de contos, na qual se destaca “Mais trinta mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira”, org. por Luiz Ruffato, ed. Record.

One Comment

  1. Um livro muito bem escrito, mostrando sempre o grande ser humano, numa bela narrativa de Elen, uma mulher cheia de personalidade e garra, numa profissão refinada, com a interação com joias preciosas e manejo com o legado advindo do pai. Um romance atual e de encontro ao uso da internet, nas relações amorosas nas redes sociais dos nossos dias. Uma contribuição literária, em forma de romance ‘Nenhum Espelho Reflete seu Rosto’, obra da nossa querida amiga escritora Rosângela Vieira Rocha, em mais um lançamento da Editora Arribaçã. Um trabalho
    chamando atenção, para toda teia de envolvimento e perigo nas relações amorosas nas redes sociais.Autora de mais de dez romances nos mostra uma trama de profunda nuance e sequelas psicológicas e até psiquiátricas, onde a escritora, elabora uma trama de profunda perspicácia e talento de um trabalho de pesquisa, escrevendo com propriedade sobre o assunto abordado, com cuidado e assertiva, não deixando brechas ao senso comum na narrativa.
    PARABÉNS, Rosângela Vieira Rocha. PARABÉNS aos afeiçoados pela literatura, que tiveremj a oportunidade deBoa noite, amigo Carlos René de Carlos René Oliveira. Obrigada, pela presença em comentários, fazendo menção ao meu poetar e os meus crochês. ler a referida obra. PARABÉNS, para Editora Arribaçã, por mais este voo literário.
    Emilia Guerra poeta paraibana.

    Reply

Deixe uma resposta