Residência artística com Grupo Zumb.boys conecta artistas de diversas partes do Brasil
Grupo de São Paulo vem realizando encontros virtuais para compartilhar seu método de ensino que tem como base de pesquisa as danças urbanas e se conecta com artistas de diversos estados brasileiros para viver uma experiência com a dança em ambiente virtual.
Grupo Zumb.boys compartilha seu método de ensino com artistas de onze estados brasileiros
Até o dia 06 de agosto de 2020 acontece a residência artística “Jeito Zumb.boys – Em casa”, uma ação do projeto “RASTRO”, do Grupo Zumb.boys, contemplado pela 26ª edição do Programa de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo.
Com inscrições encerradas em Junho, a proposta de Residência Artística para o compartilhamento do Método de Ensino Zumb.boys atraiu artistas do Brasil inteiro. Em razão da enorme procura, o grupo decidiu selecionar um número maior de participantes, totalizando 68 (sessenta e oito) pessoas.
São artistas da dança de onde estados diferentes: São Paulo, Piauí, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Alagoas, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Ceará, Amazonas e Amapá, que desde então, se encontram virtualmente através da plataforma Zoom para os encontros de formação.
Encontros potentes, criativos e acima de tudo dançantes, onde o Grupo Zumb.boys propõe compartilhar o seu método de ensino através de fundamentos, jogos e diálogos estabelecidos sobre o pensar e fazer dança do coletivo.
Mesmo em ambiente virtual e com cada integrante participando de sua casa, respeitando as normas de distanciamento, o grupo procura estabelecer espaço valioso de experiências e compartilha saberes produzidos ao longo de sua trajetória, baseando-se em procedimentos do Método de Ensino Zumb.boys.
Pílulas deste método de ensino também vem sendo disponibilizadas pelo grupo em seu canal do Youtube: https://cutt.ly/GsXJCKs
Além do Método de Ensino Zumb.boys, os encontros propõem diálogos e reflexões sobre o cenário atual da dança contemporânea e dos coletivos culturais diante do enfrentamento da COVID-19. A ação propõe um momento de troca e inspirações apontando para novas possibilidades de atuação dentro deste cenário tão complexo.
Ao todo serão realizados 07 (sete) encontros através da plataforma Zoom. O primeiro deles aconteceu no dia 07 de julho de 2020, seguindo sempre às terças e quintas-feiras das 11 às 12h30.
Sobre o Grupo Zumb.boys
O Grupo Zumb.boys foi criado em 2003 na periferia de São Paulo, com bailarinos que possuem diferentes históricos na dança contemporânea, participando do processo criativo de importantes companhias.
Em 2016, recebeu o Prêmio Denilto Gomes 2016, da Cooperativa Paulista de Dança, nas categorias Produção em Dança e Melhor Designer de Luz, com o O que se Rouba. Dança por Correio foi eleito Melhor Espetáculo (Não Estreia) pela APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes.
Em 2017, foi novamente indicado ao Prêmio APCA na categoria Melhor Espetáculo, com O que se Rouba e vencedor na categoria Melhor Intervenção Urbana do Prêmio Denilto Gomes 2017, pelo projeto Mané Boneco.
Contemplado com o projeto Rastro na 26ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Dança, o grupo dá continuidade à sua pesquisa, explorando novas possibilidades de criação e produção em dança.
Conheça o trabalho deste grupo que segue buscando caminhos para visibilidade/protagonismo periférico e das culturas marginais e que agora, diante do contexto atual e cenário de pandemia, vem se reinventando e ampliando suas possibilidades de criação.
Mais informações: www.facebook.com/grupozumbboys e www.instagram.com/zumb.boys
Residência artística “Jeito Zumb.boys – Em casa”
Com Grupo Zumb.boys
Período da Residência: até 06 de agosto de 2020
Horário: às terças e quintas-feiras das 11h00 às 12h30
Duração: 07 encontros virtuais sendo dois encontros de 1h30 cada, duas vezes por semana.
Onde será realizada a Residência: Plataforma Zoom (o link será enviado para as pessoas selecionadas através do email)
Assessoria de Imprensa – Luciana Gandelini – lucigandelini@gmail.com Cel 99568-8873