Arte Cinema

Filme que mostra um Rio de Janeiro futurista faz sucesso na internet

Filme que mostra um Rio de Janeiro futurista faz sucesso na internet

Por Alvaro Tallarico -16 de agosto de 2020

Já imaginou um Rio de Janeiro com uma atmosfera de ficção científica? Gambiarra, o HD de Espadas é um filme brasileiro inspirado em Philip K. Dick (Sonhos Elétricos), William Gibson (Neuromancer), Paul Verhoeven (RoboCop) e Ridley Scott (Blade Runner). A partir disso, apresentam uma cidade dividida entre forças corruptas com um gosto de futuro e um corpo de presente.

Tudo acontece no contexto do subúrbio carioca. Vemos um Rio de Janeiro com um ar de anos 80 e 90, só que futurista ao mesmo tempo. Chamam esse estilo de cyberpunk. O filme conta com Heitor (Roberto Rodrigues) como protagonista, um jornalista fracassado que vive de postar notícias-Gif, porém deseja conseguir uma reportagem relevante. O jornalista acaba por encontrar um HD com informações comprometedoras para uma grande corporação. E aí o perigo se aproxima.

O malandro Flaneur (vivido pelo divertido Jorge Hissa) conta a aventura de Heitor para o cético Yan, que ganha vida através do eficiente ator Miguel Silva. Surfistas de trem e cassinos clandestinos convivem numa ambientação que lembra muito o primeiro Robocop, de 1987. Aliás, esse louco universo é uma das melhores coisas do média-metragem, o qual, em meia hora, consegue divertir e entreter, em especial para quem conhece a cultura carioca e percebe as referências que surgem.

Gambiarra, o HD de Espadas é uma produção da Cinema Petisco, com coprodução da Pé de Moleque Filmes e Akom Studio.  A direção é de Frederico Cardoso e Gustavo Colombo, com roteiro de Erik Hewitt e Gustavo Colombo. A trilha original de Donatinho tem todo um estilo que favorece demais a história por aquele submundo carioca de um universo paralelo. A saber, os planos são expandir para um longa -metragem, uma série e uma graphic novel, além de outros subprodutos, spin-offs e histórias derivadas.

Ficou curioso e quer ver o filme? Está completo no YouTube!

https://youtu.be/71vBCE7eh00

O filme ainda conta com a participações de nomes conhecidos na internet brasileira, como Diogo Braga, Rafael Studart e Fernando Caruso. Esse peculiar universo criado por Gustavo Colombo e Erik Hewitt é um projeto lançado em multiplataformas, ou seja, além do filme tem HQ: “Gambiarra: o Acionista”, desenhada por Rafael Cruz e também escrita por Erik Hewitt e Gustavo Colombo. A história em quadrinhos fala de um pen drive com informações que incriminam uma autoridade. Mas aqueles que vão entregar terão que passar pelo território da gangue dos surfistas de trem. É uma aventura simples, direta e bem desenhada. Leia aqui: http://bit.ly/gambiarra-hq

Alvaro Tallarico (@viventeandante) é brasileiro, carioca, vivente, andante, cronista e jornalista especializado em Jornalismo Cultural pela UERJ. Acredita que as artes fornecem possibilidades de viajar por mundos distintos.
    

Deixe uma resposta