Filme Mandy (2018)
Mandy, filme de 2018 é um terror psicodélico e nonsense que está disponível no Netflix. Conta a história do casal Red (Nicolas Cage) e Mandy (Andrea Riseboroug). Eles vivem uma vida feliz e pacata numa região florestal. Até que um grupo de fanáticos religiosos aparece e resolve acabar com a paz do casal.
O diretor é Panos Cosmatos, nunca tinha visto nada dele, mas Mandy, lhe rendeu meu respeito e admiração. Para um filme de baixo orçamento ficar massa, sem ter um ótimo roteirista, tem que ter um ótimo diretor. Aqui ele usou a iluminação, com muito vermelho, roxo e azul para ajudar o clima de terror. Usou a trilha sonora marcante de Johann Johansson, ele fez as trilhas de (Mãe), (A Chegada), (Sicário). Competente.
E usou o melhor do controverso ator Nicolas Cage. Mostrando que Cage só precisa de um bom diretor de ator para entregar um bom trabalho. Cosmatos garante um Cage sucinto, com poucos gestos na primeira metade do filme, depois solta o canastrão de caras e bocas quando o roteiro pede.
As pequenas inserções de cortes animados de 5, 10 segundos no meio da trama ficaram muito boas, combinam com o clima psicodélico.
É um terror trash, com estética oitentista, me muito “A morte do demônio”, o “Massacre da serra elétrica” e a “Casa dos mil corpos”.
A produção é assinada pelo Elijah Wood, o eterno Frodo. Indico para quem gosta da cultura trash.
Milton J. Cardoso Filho