Arte Literatura

Embaixo das unhas, um faroeste moderno

Embaixo das unhas, um faroeste moderno

Romance premiado retrata escravidão em tempos atuais e desmantelamento de proteção social

Autor de dois livros de contos, Vitor Camargo de Melo estreia agora no gênero romance com o livro Embaixo das unhas, obra que em 2017 venceu o edital do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal. Pouco tempos depois, ainda sob uma versão anterior a que foi publicada, o livro recebeu menção honrosa no Prêmio Aluízio Azevedo, categoria específica para romances do Concurso Internacional de Literatura 2019, organizado pela União Brasileira dos Escritores RJ. Mas a coroação do romance veio em 2020, quando foi finalista do Prêmio SESC de Literatura e do V Prêmio Kindle de Literatura, certames literários disputadíssimos e de grande projeção nacional.

Segundo o autor “o livro articula referências do romance policial, do faroeste e do romance social brasileiro para criar uma trama cujo conflito se desenvolve entre camadas sociais antagônicas”. A escrita empregada na história também foi adequada a essa proposta. “É uma linguagem seca, dura”, adianta Vitor, “que evoca a aspereza do cotidiano de seus personagens”.

SOBRE O LIVRO

Embaixo das unhas narra a trajetória de dois trabalhadores rurais escravizados na fazenda de um grande produtor local do sul do Pará, no ano 2000. Às margens do rio Araguaia, o conflito fundiário é intenso entre os grandes fazendeiros de um lado e, de outro, os trabalhadores rurais. Quando dois peões escravizados em uma fazenda conseguem fugir e denunciar o patrão, a violência escala, mergulhando a cidade em uma luta aberta por terras, poder e vingança.

CENÁRIO LITERÁRIO E CONTEXTO SOCIAL

“O cenário literário atual é marcado por uma diversidade bastante grande de temáticas e vozes”, analisa o autor do romance. “Essa variedade é representada sobretudo pelos catálogos das pequenas editoras”.

Vitor Camargo defende que muitos livros publicados por essas vias alternativas estão conquistando destaque e produzindo uma polifonia cada vez maior. “Embaixo das unhas se alinha a esse movimento”, completa o escritor, “resgatando aspectos caros à produção literária brasileira desde há muito tempo, como as populações do campo e seu cenário”.

Além desse aspecto de denúncia e apelo social, o livro busca construir uma narrativa eletrizante, flertando com o gênero policial. “Mas, no meu romance, eu trago esse gênero caracteristicamente urbano para o plano rural”, adverte o autor.

Vitor Camargo também preconiza à sua obra um valor político e social. “Minha história emerge em um cenário de precarização do trabalho. Nela há a denúncia desse desmonte das estruturas de proteção social e o recuo pesado nas políticas de enfrentamento ao trabalho escravo contemporâneo”, finaliza.

O QUE JÁ DISSERAM

“Sem floreios, Vitor nos conduz pelos desvãos do Norte do país, onde fazendeiros poderosos impõem os mais ultrajantes tratamentos e arbitrariedades a homens e mulheres do campo. Além de profundamente humano, Embaixo das unhas é um romance definitivo para se pensar sobre o trabalho escravo no Brasil do século XXI” – Paulliny Tort, jornalista e escritora.

*

“Um romance onde se mesclam ficção e realidade de um local que foi o epicentro do conflito fundiário e do trabalho escravo no Brasil. Há fazendeiro e pistoleiro de um lado; do outro, sindicalista camponês e peão, manicure e prostituta, padre, bispo e autoridade, em histórias nas quais se entrecruzam violência e oração, solidariedade, sexo e morte e, como pano de fundo o desastre do projeto de “ocupação” da Amazônia.” – Ricardo Rezende Figueira, padre e professor.

*

Embaixo das unhas mora um Brasil todinho. Vitor tira o fôlego do leitor com seu romance eletrizante e uma condução de narrativa instigante, de quem mergulhou de corpo e alma no universo dos escravos contemporâneos. […] Os personagens surgem plenos de particularidades marcantes, fazendo com que, ao lê-los, consigamos vê-los e ouvi-los como se já os conhecêssemos. Transitam em situações impensáveis que fazem da condição humana, a luta pela terra e a busca por justiça, elementos ricos que aguçam a inspiração do autor. Embaixo das unhas evidencia um universo comum nos recôncavos brasileiros: onde o Estado não chega, a força do dinheiro e do poder impera. É bala, boi e Bíblia”. – Dira Paes, atriz.

* * *

Embaixo das unhas, com seus duelos e vinganças, mesclando um estilo entre o faroeste moderno e o romance policial, traz um enredo capaz de intrigar e entreter qualquer apaixonado por literatura.

SERVIÇO

Embaixo das unhas, Vitor Camargo de Melo – romance (272 p.; 14×21), R$45,00 (Penalux, 2021)

Link para compra: https://www.editorapenalux.com.br/loja/embaixo-das-unhas

Credito_da_foto_Nanah_Vieira

SOBRE O AUTOR

Vitor Camargo de Melo nasceu na Baixada Fluminense em 1987 e mora em Brasília. Escritor e roteirista, é também editor e fundador da Revista Seca, professor de Escrita Criativa, antropólogo e mestre em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade de Brasília. Publicou seu primeiro livro de contos, Fratura exposta (Editora Kazuá), em 2015 e o segundo, Cacos de vidro e carne moída (Editora Penalux), em 2019. Embaixo das unhas é seu primeiro romance e conquistou menção honrosa no Prêmio Aluízio Azevedo, categoria específica para romances do Concurso Internacional de Literatura 2019, organizado pela União Brasileira dos Escritores RJ. Em 2020, foi finalista do Prêmio SESC de Literatura e do V Prêmio Kindle de Literatura.

Vitor foi premiado ainda no II Concurso Novos Talentos da Literatura “Endoença Martins” 2018/2019 (categoria “conto policial”), assim como no Prêmio SESC de Contos Machado de Assis 2017. Foi finalista também do VIII Prêmio UFF de Literatura 2014 em duas categorias (“contos” e “crônicas”) e do VIII Concurso Contos do Tijuco, organizado pela Academia de Letras Artes e Música de Ituiutaba (ALAMI) em 2013.

No audiovisual, é roteirista da série Caôs urbanos (em produção), colaborou no roteiro da série Escravidão – Século XXI (direção Bruno Barreto, HBO, 2018) e fez a pesquisa para o documentário de longa-metragem Servidão (Renato Barbieri, 2019).

 

Para conhecer mais do trabalho do autor:

E-mail: vcamargomelo@gmail.com

Site: www.revistaseca.com

 

Deixe uma resposta