Editorial

Hoje é dia de Rock, baby!

Nada a dizer, apenas ouvir….muito rock and roll nesse mundo em suas múltiplas facetas.

Imagem do Twiter Feu ¹³‏
@eaiFeu

 

https://vimeo.com/ithacaaudio/history-of-rock

https://vimeo.com/ithacaaudio/history-of-rock

Dia Mundial do Rock – 13 de Julho

Longa Vida ao Rock´n Roll!!!!

Rock and Roll é um gênero de música que surgiu e se definiu como estilo musical no sul dos Estados Unidos durante a década de 50, rapidamente se espalhando pelo resto do mundo. Evoluiu mais tarde para diversos sub-gêneros no que hoje é definido simplesmente como “rock”.

As origens do Rock

A origem do Rock está no blues que nasceu do canto dos escravos negros trazidos da África. A tristeza e a melancolia da escravidão nas plantações de algodão nos Estados Unidos, deu origem a esse nome, “Blues”. A estrutura rítmica e melódica do blues é que entrou na mistura do rock.
No início do século XX o estilo popular era o Jazz, considerada a música dos brancos e utilizavam com mais intensidade, os instrumentos de percussão e de sopro. O blues era então a música negra.
A consolidação do rock deu-se com outras misturas, como o gospel e o country. A expressão rock and roll foi usada e difundida pelo radialista Alan Freed.

Por que escolheram esse dia?

Escolheram o dia 13 de julho porque foi nesse dia, no ano de 1985 que Bob Geldof, vocalista da banda Boomtown Rats organizou o maior show de rock da Terra, o Live Aid, uma mistura de pop e rock dos artistas lendários do mundo inteiro, no intuito de conseguir fundos para ajudar a África a minimizar a fome e a miséria.

No show, megastars como Paul MacCartney, The Who, Elton John, Boomtown Rats, Adam Ant, Ultravox, Elvis Costello, Black Sabbath, run DMC, Sting, Brian Adams, U2, Dire Straits, David Bown, Led Zeppelin, Duran Duran, The Four Tops, Beach Boys, Éric Clapton, The Pretenders, Santana, Madona, Bob Dylan, Lionel Ritchie, Rolling Stones, Queen, entre outros. Um momento único na história do Rock. E a partir daí, o dia 13 de julho ficou conhecido como o Dia Mundial do Rock.

A importância do rock: O Rock é a mistura da música negra com a branca, da elite com a do povo, a mistura de estilos que foi definida como rock and roll, uma música agitada e que nos faz balançar até mesmo sem querer. Além de tudo isso, uma característica de rebeldia, já que nos anos 50 havia uma série de situações de repressão e o rock era a forma de transgredir tudo isso. A instabilidade da vida nesse contexto onde a idéia de que tudo poderia acabar a qualquer instante, levou milhares de jovens a viver intensamente cada minuto como se fosse o último de sua vida.

Os pensamentos dessa época misturavam-se à música definindo atitudes de milhares de jovens no mundo inteiro. Os pensamentos aliando-se aos estilos:
– Psicodelismo/Acid rock; – Rock experimental; – Rock progressivo; – Surf music; – Ópera rock; – Garage Rock; – Blues rock; – Iê-Iê-Iê.

Na década de 70, novas posturas diante do rock: – Hard rock; – Glam rock; – Punk rock.

Na década de 80: – New wave; – Heavy metal; – Garage Rock Revival; – Thrash metal; – Black metal; – Death metal; – Heavy metal; – Post-punk; – Gothic Rock; – Gothic metal; – Hardcore; – Rock brasileiro.

Nos anos 90: – Britpop; – Grunge; – Riot grrrl; – Neo-Psicodelismo; – Funk metal; – Prog Metal; – Indie-Rock; – New metal; – Metal industrial; – Pop punk; – Visual Kei.

2000: – Indie Rock; – Electro-Rock; – Post rock; – Emocore

Grandes nomes do rock:
Bill Haley and his Comets, Chuck Berry, Jerry Lee Lewis, Carl Pergkins, Fats Domino, Little Richard, The Beatles, Elvis Presley, entre outros, são nomes dos primeiros tempos do rock e levaram ao delírio as multidões de jovens que ansiavam por um estilo com o qual se identificassem naquele momento inicial.

Elvis Presley, foi considerado o Rei do Rock.

As músicas
Uma das músicas símbolos do rock mundial é o “Rock around the clock”, lançada em 1955 pelo conjunto Bill Haley and his Comets como trilha sonora dos filmes “Sementes da violência” (Blackboard Jungle) e “Ao balanço das horas” (Rock around the clock).

O rock no Brasil:
A cantora Nora Ney, do tempo do rádio, era conhecida como a “Rainha da fossa”, mas foi ela a primeira a cantar um rock em português.

Celly Campelo, com seu irmão Tony que se tornaram os fenômenos. Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléia, turma da Jovem Guarda que se inspiraram nos Beatles.

Na década de 70, o grande Raul Seixas, deixou marcas e seguidores que ainda hoje se encontram por aí dentre os filhos daqueles que o admiravam e ainda o admiram. Ele é considerado o Pai do Rock.

Não se pode deixar de mencionar o rock nacional que veio depois do Raul: Kid Abelha e os Abóboras Selvagens, Engenheiros do Hawaii, Blitz, Barão Vermelho, Legião Urbana, Ultraje a Rigor, Capital Inicial, Titãs e Paralamas do Sucesso. No solo, Cazuza, Marina Lima, Lulu Santos, Rita Lee, Lobão e tantos outros rockeiros.

 

One Comment

  1. Excelente Beth. Você me fez viajar no tempo e até lembrar-me do filme Ao Balanço das Horas que assisti em 1959, em Casa Branca – SP. Cinema lotado por jovens que nem faziam ideia do que viria depois. Foi um marco. O rock não mudou apenas a música. Mudou costumes e renovou uma visão de mundo. Depois de O Balanço das Horas o mundo não seria mais o mesmo. Que presente você nos deu, Beth.

    Gilberto

    Reply

Deixe uma resposta