Por intermédio da globalização, grupos literários reúnem escritores de várias regiões do país
Por Rogério Rodrigues da Silva
Da esquerda para a direita: o brasão da Academia Virtual da Língua Portuguesa e Literatura, o atual presidente da academia – José Carlos, Tathiane Rodrigues e Eliza Edgar.
Fundada em 2019, a Academia Virtual da Língua Portuguesa e Literatura possui cerca de 75 imortais das mais variadas regiões do Brasil.
Fundada em 07 de dezembro de 2019 no Rio de Janeiro com a objetividade de escritores e professores explorarem e divulgarem seus trabalhos na internet, agregou assim simpatizantes da Língua Portuguesa e Literatura dos quais tenham o objetivo em comum. Assim surgiu a AVLPL – Academia Virtual da Língua Portuguesa e Literatura.
Hoje possui atualmente 75 acadêmicos.
Seus encontros são praticamente sempre em contato pelo grupo do whatsapp e messenger criado especificamente a esta ocasião. Os membros são compromissados a quinzenalmente postar uma de suas obras autorais na página do facebook da academia, junto da postagem um cabeçalho, comunicando o nome da academia, do patrono, da cadeira representante na instituição e assim o título da obra a ser publicada.
Geralmente numa data comemorativa ao meio ambiente ou a literatura, são aberta exceção onde os membros postam especificamente obras relacionadas ao tema da data especial.
Atualmente a Academia é gerenciada pela gestão: José Carlos como presidente, Conceição Maciel como vice, Gracinda Cordeiro como coordenadora e Conceição Soares como secretaria.
Os membros mais interativos do mês ganham um certificado da entidade como reconhecimento da sua participação. A ideia é valorizar os membros e fazê-los a se sentir em casa, onde os certificados são emitidos com o brasão da própria instituição.
A Academia Virtual da Língua Portuguesa e Literatura abrange membros de várias regiões do Brasil, ainda que a sua origem ou sede fica no Rio de Janeiro.
A maior parte da Academia é formada por professores e escritores, onde alguns já têm algumas obras publicadas.
Nesse mesmo intuito, escritores, amantes da literatura, poetas, resenhistas e youtubers se reúnem num grupo de whatsapp denominado “Clube nacional 3.0” e uma vez por mês, é lido um livro de autoria de um dos integrantes, onde com uma data, eles se reúnem e debatem sobre o leitura.
Nessa roda de conversa, via whatsapp, todos comentam sobre os personagens, conflitos gerados no livro, a maneira do escritor lidar com a escrita e as suas perspectivas de leituras sobre a obra.
Tudo ali se transforma numa verdadeira aula de Literatura e com um trabalho de grande valia ao escritor, onde acaba tendo uma visão de como anda sua obra mediante ao olhar dos verdadeiros amantes da literatura.
Não bastando, alguns escritores ainda fazem a resenha do livro e postam em suas redes sociais particulares: Elisa Edgar, Jadiael Vianna, Michelle Paranhos, Roseane Sousa, Gia Oliver, Iza Corat, Marta Machado, Stephaniec.escritoras, Tathiane Rodrigues de Souza, dentre outros.
Os nomes citados podem ser encontrados no instagram e facebook. Vale a pena conferir de perto os trabalhos desses artistas e da demais galera.