Arte Literatura

Fernanda Montenegro é a mais nova integrante da Academia Brasileira de Letras

Fernanda Montenegro é a mais nova integrante da Academia Brasileira de Letras

Por Patricia Lima -4 de novembro de 2021

A Academia Brasileira de Letras (ABL) bateu o martelo nesta quinta-feira (4) e elegeu, durante cerimônia no Petit Trianon, Fernanda Montenegro como a mais nova imortal da instituição. A atriz, de 92 anos, ocupará a cadeira nº 17 que tem como patrono Hipólito da Costa. O assento foi ocupado pelo diplomara e político Affonso Arinos de Mello Franco, falecido em março de 2020.

Fernanda foi eleita com 32 votos a favor, de um total de 34. Os outros dois votos foram em branco. Para ser eleita, a grande dama dos palcos brasileiros, precisava apenas da metade dos votos. A artista deve assumir o posto em março de 2022, quando a entidade volta do recesso de fim de ano.

Em entrevista à jornalista de “O Globo”, Malu Gaspar, Fernanda destacou a importância da eleição de uma mulher para atuar na ABL. “Já não teve nenhuma mulher [na academia]. Isso [mulheres ocupando cadeiras na ABL] não vai parar. Vai chegar uma hora que talvez tenha mais mulheres do que homens. Certamente, a chegada das mulheres vai ter força e será aceito. É do tempo atual, da justiça em torno da existência humana”, afirmou.

Fernanda falou ainda, durante a sua entrevista, sobre as diferenças entre uma obra literária e a arte de interpretar cenicamente personagens. “É algo assim, é uma viagem no imaginário, uma viagem no sublime. A minha arte não é imortal. A arte do ator é enquanto ele está ali vivo, presente em carne e osso. Mas, de uma forma poética, vamos dizer que é imortal. Eu fico muito espantada que uma academia que tem como princípio ser imortal, acolher uma atriz que só existe quando está em cena carnificando o personagem”, disse a atriz.

Emocionada, a artista escreveu em uma das suas redes sociais: “A Academia Brasileira de Letras é um referencial cultural de 125 anos. Abrigou e abriga representantes que honram a diversidade da nossa criatividade em várias áreas. Vejo a Academia como um espaço de resistência cultural. Agradeço a oportunidade”

Jornalista, radialista, produtora e mestre em Comunicação Social. “Todo beco sem saída tem uma passagem secreta”. Acredito.

2 Comments

  1. Grande momento da cultura brasileira, porém Fernanda Montenegro, pela sua obra e pelo ser humano que é, há muito já é imortal.

    Reply

Deixe uma resposta