Arte George Furlan Literatura Os Colaboradores Poesia

Semana Literária Eugênia Sereno

Diz Vanderléia Barboza, idealizadora da semana, sobre o tema:

“O Feminino e a Arte” é para evidenciar a participação ativa da mulher na literatura e na arte, principalmente no Vale do Paraíba. E é claro, como sempre a Semana acontece na Semana da escritora Eugênia Sereno.

A idealizadora conta sobre a trajetória de ativismo literário e critica a falta de diálogo entre os gestores públicos culturais:

Desde 2007, com o Grupo Líricas e Prosas, nós da cidade de São Bento do Sapucaí realizamos homenagens à Ilustre Escritora Eugênia Sereno. A partir de 2012, quando ganhamos o Prêmio ProAC Editais começamos um Evento que envolvia várias cidades do entorno tendo artistas e escritores convidados de SP, São José, Campos, Monteiro, Jacareí, Pinda e Santo Antônio. A Homenagem realizada desde 2007 passa a ser um grandioso evento em 2012 denominado – Circuito Literário na Serra. Fomos Premiados em 2013 e 2014. E em 2015 passa a ser Semana Eugênia Sereno de Arte e Literatura – considerando que sempre acontece na mesma data -na semana de 13 de setembro ou antes ou depois – do aniversário da escritora.

Surpreendentemente neste ano teremos mais dois Festivais Literários exatamente na mesma data. E em cidades vizinhas. Considero que faltou um diálogo para afinarmos as agendas e ações para contemplar de forma mais abrangente, principalmente a população da região.

É claro que a nossa Semana Eugênia Sereno de Arte e Literatura é Sustentável com praticamente 90% de produção local e tem como foco atender a Mantiqueira, e de fato, formar leitores na cidade de São Bento do Sapucaí. E os outros Festivais já começaram “grandes” para o público A e B com forte apoio das Prefeituras(diferente do nosso), contudo ainda assim, poderíamos fortalecer as Ações Culturais se tivéssemos uma agenda para eventos do gênero, e, principalmente se tivéssemos diálogo entre os gestores públicos e produtores dos eventos.

Apesar de mais dois eventos literários acontecendo atenderemos e envolveremos, praticamente toda população infantil e jovem (escolar) de São Bento do Sapucaí com as mais de 60 atividades literárias e culturais realizadas durante a Semana Eugênia Sereno de Arte e Literatura. Somos um evento realmente orgânico e desta forma percebemos que representamos a resistência nas ações que mediam a literatura e a arte aqui nas Serras altas da Mantiqueira Paulista.

Dado o recado curta e aprecie à programação sem nenhuma moderação:

De 12 a 16 de Setembro

1º Dia – 12/09 – Quarta-feira

10h e 14h – CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E LANÇAMENTO DE LIVRO COM Penélope Martins
No Casarão da Pintora Adelaide.

11h – Abertura da visitação na – GEODÉSICA LITERÁRIA – Intervenção e obras do Artista: Rodrigo Ecos que apresenta muito do sagrado feminino da natureza em suas criações artísticas.

14h – ABERTURA DA FEIRA DE LIVROS ITINERANTE COM A LIVRARIA DO VALE e
REVISTA PULSANTE. – No Casarão da Pintora Adelaide

12h – A Hora do Ler – Intervenção nos restaurantes da cidade.

19h Abertura OFICIAL – Com Severino Antônio e Kátia Tavares e escritores e convidados para compor a Mesa. – Tema: O SAGRADO E O FEMININO na Arte e na Literatura – Atrações Artísticas – Coral Regina Caeli, Intervenção Literária em homenagem a escritora Eugênia Sereno – Venham a Nós os Pirilampos (FRAGMENTO DO LIVRO O PÁSSARO DA ESCURIDÃO.) com artistas do Grupo Líricas e Prosas – Cortejo e Espetáculo – Do Som ao Corpo com Monica Alvarenga e Grupo de Dança.
Local:– Casarão da Pintora Adelaide – São Bento do Sapucaí.

2º Dia – 13/09 No Casarão da Adelaide – Quinta Feira

10h e 14h – Contação de História. Com Jujuba Quissak de Quaratinguetá.
Os Cumpadres contadores de causos– (comédia infantil) – 50 minutos

Desde 2002, Cumpadre Terêncio convida os melhores e mais engraçados caipiras para prosear na sua roça. Arrancam risadas do público num espetáculo recheado de causos que vêm sendo contados de geração em geração e que aqui ganham nova roupagem, pois inserem nos textos a preocupação com o Meio Ambiente em interpretações hilárias, tendo ao fundo modas de viola.
Feios de dar dó, eles chamam a atenção de qualquer um. É uma performance diferente, educativa e divertida, que é usada em vários eventos obtendo sempre grande sucesso.
Abertura das Exposições: 14h

1- A Árvore da Vida – quadros em teares realizados a partir de processo criativo com sobras de lãs e materiais de descarte. Com os Artistas Plásticos – Roxana Medali (do Chile) e Luís Antônio Soares (Curador dos Salões de Arte de Guaratinguetá)
3 – O SAGRADO ENTRELINHAS – Exposição das Principais Igrejas e Capelas de São Bento Bordadas pelas bordadeiras do Espaço Eugênia Sereno. Presença das Bordadeiras e artistas responsáveis pelo Projeto: Maria Cipriano, Sonia Maria Souza e Dulce Marchioro e bate papo sobre o processo de criação dos quadros bordados e histórias das Igrejas.
2 – “NOIVAS” – 30 Noivas retratadas pela Artista Claudia Villar em “assemblage” – Trabalho artístico que visa romper definitivamente as fronteiras entre Arte e Vida cotidiana, numa abordagem sobre a estética da acumulação e a poética do casamento.
3 – Stands com Artesanatos Literários produzidos pelo grupo de Mulheres Artesãs do projeto Memórias Entrelinhas. Sob a Coordenação da artesã bordadeira – Luciana de Faria.

14h – Lançamento da reedição do livro Depoimentos de Oficina, de Haroldo de Campos.

Apresentação do Livro: Nelson Screnci sobre o Movimento Concretista (O Artista abordará na Palestra do dia 14/09 – A presença, na arte, de mulheres concretistas)
Sobre o Livro: – Nova edição do livro no qual Haroldo de Campos revê sua trajetória poética e intelectual, convidando os leitores aos bastidores de sua “oficina criativa” e imergindo-os em suas referências estéticas autor, no percurso intertextual, no processo de transcriação e revelando a importância da semiótica no estudo da cultura contemporânea.
16h – Abertura da Sala – Memórias de Eugênia Sereno – Com Exposição do Livro Bordado inspirado na Obra da Autora. SARAU ABERTO – TEXTOS BORDADOS – FRAGMENTOS DO LIVRO O PÁSSARO DA ESCURIDÃO.

16h30 – Palestra com Lis Brasil, jovem ativista cultural e Socióloga – Discorrerá sobre “Memórias e Espaços periféricos na Literatura de Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo”

17h30 – “Chá Literário com bolo de Aniversário” para os participantes no dia do Aniversário da Escritora homenageada.

18h – Palestra e Entrevista com a Escritora Rita Elisa Seda – Entre Ditinhas e Aninhas – sobre a produção das obras biográficas de Eugênia Sereno e Cora Coralina
SARAU – VINDE A NÓS OS PIRILAMPOS e Projeção do Curta – A poética de Mororó Mirim.

19h – Projeção do Filme – Todas as Vidas sobre Cora Coralina. Debate com Rita Elisa Seda. Autora do livro que inspirou o filme. Para os alunos do EJA (moradores da zona rural) e público espontâneo.

3º dia 14/09 (Sexta)

10h – Contação de Histórias – CIA CASULO – Contos de um Palhaço – Público – alunos das escolas municipais.

14h – Contação de Histórias – CIA CASULO – Contos de um Palhaço – Público – alunos das escolas municipais.

15h – MESA de Debate – Organização: Escritora Renisse Ordine: COM ESCRITORAS DO IEV – Instituto de Estudo Vale Paraibano sobre a Mulher Literária do Vale do Paraíba. (a Mesa que integrou o Simpósio História do Vale)

16h – Clarice Lispector pelo escritor Manoel Ricardo Jurema. As Clarices que nos vemos!

17h – Palestra com o artista e professor Nelson Screnci – A Presença da Mulher na História da Arte.

18h – Cecília Meireles pelo Escritor – Tarcísio Bregalda – O Quixote da Mantiqueira –

19h – Luiza Romão – Escritora do Livro Sangria – Em Sangria, a poeta Luiza Romão, busca revisitar a história do Brasil sob a ótica de um útero. Haverá bate-papo com a escritora, intercalada por poemas que serão performados pela Luiza e lançamento do livro.

20h – Flavio Ricardo Vassoler – Discorrerá sobre a importante mulher Svetlana Aleksiévitch, escritora ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura em 2015.

21h –D GT Filmes – com Well Dawin, Sergio Gagliard e Nana Dellagatta – Exibição dos Filmes e A Escolha de Isaac – Bate papo com Flávio Ricardo Vassoler, Escritor do Conto que inspirou o filme e com os Produtores e Diretor – Filme selecionado no Festival Cine Ceará e gravado em São Bento do Sapucaí. Exibição do Curta Documentário: A Descoberta – Curta Documentário sobre o Sr. Miguel da AgroArte (Fabrica de Móveis Rústicos e produtos de fibra de bananeira em São Bento do Sapucaí. Direção de Nana Dellagatta.

4º Dia – 15/09 (Sábado)

10h – Abertuta do Casarão para Visitação das Exposições e Geodésica Literária.

FEIRA E EXPOSIÇÃO DE PRODUTORES DA MANTIQUIERA COM AS FAZEDEIRAS DA SERRA
11h – Atividade no MUSEU DO CARRO DE BOI – Histórias do Vô Quim. NO CASARÃO DA ADELAIDE:

15h – Lançamento de Livro e Palestra com Teresa Pasin – natural de Aparecida. Escritora e atual gestora e fundadora do Museu José Pasin em Aparecida. O livro dela é sobre o a fundação histórica do santuário de Aparecida. Além do lançamento do livro, falará sobre uma grande Arqueóloga dos anos 50 em Aparecida que descobriu muitas riquezas da cidade – ao lado vários de homens que faziam parte da equipe, sendo só ela mulher na em meio aos arqueólogos.

16h – Ana Lúcia Magalhães – Escritora, pesquisadora entre a Filosofia e a Retórica com foco nas palavras, na linguagem – de Cachoeira Paulista é Coordenadora do Curso de Produção de eventos na FATEC de Cruzeiro – Palestra – Sobre o livro – AS MULHERES QUE A GENTE CANTA – O poder encantatório das canções – O Ethos Feminino Brasileiro mostrado nas canções de nossos compositores.

17h – Renata Calmon – Apresentação do Documentário dirigido por ela “Mulheres são Montanhas”, retrata o cotidiano de Mônica Filipini e Danielle Pinto (duas escaladoras residentes na cidade de São Bento do Sapucaí-SP), No filme, será mostrado de maneira madura, e sem firulas, como é a maternidade, atividades domésticas, e a paixão pelas montanhas.

18h30 – Raquel Gaio – nasceu e reside na cidade do Rio de Janeiro. Licenciada em Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela UFRJ,(Escritora e Artista Plástica), atua nas áreas da poesia e artes visuais. Seu trabalho parte de uma poética da intimidade ao escavar sua genealogia, o seu abismo, utilizando a palavra, a imagem, o corpo e os objetos para a construção de sua própria identidade.
A partir da seção das chagas do livro das chagas que você não pode deter ou a manada de rinocerontes que te atravessam pela manhã, a proposta é uma leitura- ação que revele, traga à tona as chagas que carregamos no corpo e na linguagem, através dos poemas da seção e de vozes íntimas e pouco conhecidas.
19h30 – Intervenção Poética “O Lado Fatal” Baseado no Poema de Lya Luft – A Poética sobre a Morte de um Amor” – Com a Cia Kalíope Adsum.
19h50 – Show Serenata com o Grupo NAQUELE TEMPO. “A Música e o Romantismo Poético”
21h – DGT Filmes Bate papo com Diretor – FILME – Berenice Produzido pela DGT Filmes – Baseado no conto de Edgar Alan Poe – Melhor Filme Experimental – Around International Film Festival – Amsterdã – Junho 2017

5º Dia – 16 de setembro (Último dia)

10h30 – OFICINA – CRIANÇA PINTA E BORDA (vagas limitadas) – Oficina de Bordado e Pintura com temas literários para as crianças acima de 5 anos que querem aprender bordar e pintar em tecido com técnica de pontilhado e giz de cera – Cada criança inscrita participante levará uma flâmula produzida por ela na Oficina – Com a Artesã bordadeira Luciana de Faria. ( Inscrições de 20/08 a 9/09) segundas-feiras ás 14h30 no Casarão da Pintora Adelaide)

13h – Procissão Poética pelas ruas de São Bento – Grupo Líricas e Prosas, Artistas da Cidade. E Família Pereira Leitora (Zé Pereira ).

15h – Lançamento da Antologia Poética – LITHERATRUPE.

16h30 – OFICINA DE TEAR – Inscrições no Casarão da Adelaide – Todas segundas das

14h ás 20h de 20/08 a 10/09 – A Oficina será realizada pelos Artistas da Exposição – A Árvore da Vida – quadros em teares realizados a partir de processo criativo com sobras de lãs e materiais de descarte. Com os Artistas Plásticos – Roxana Medali (do Chile) e Luís Antônio Soares (de Guaratinguetá)

19h – Encerramento com o Show Poético Musical – Experiência Dylan. Experiência Dylan – Com intervenções poéticas da Escritora Zenilda Lua. O Show é um projeto de poesia e música baseado na obra de Bob Dylan, um dos maiores poetas do rock e do folk e um dos artistas mais criativos de sua geração. Dylan não apenas revolucionou o que se produzia na música de sua época, mas inovou quanto ao que se escrevia e no como se escrevia na canção popular. Sua influência na composição musical é tão abrangente que fez dele o primeiro músico a receber o Prêmio Nobel de Literatura, em 2016. Experiência Dylan existe para aqueles que admiram a obra de Bob Dylan e para aqueles que acham que chegou a hora de conhecê-la um pouco mais algumas falas abordando “as mulheres na vida de Dylan serão apresentadas pelos artistas em palco”. Formado por Oswaldo Jr, Charles Lima, Felipe Rezende, Fred Almeida e Wallace Puosso.
Nos outros Territórios da Cidade teremos:
1º dia – 15h – Ateliê do Ditinho Joana – Todas as Prosas – com Ditinho Joana e, Visitação na Oficina da Passagem Ateliê do casal Dulce Marchioro e Alberto Quilombo. (Bairro do Quilombo)
2º dia – 13h – Sarau na Capela de Mosaico – Chácara dos Artistas ( Rua 13 de Maio – Centro) com os alunos do Fundamental II – da Escola Genésio Cândido Pereira.
4º Dia – das 11h ás 13h – DANÇA , POEMAS e Contação DE Quim Costa – No Museu do Carro de Boi. (Bairro do Quilombo)

Espaços/Territórios de Arte na Cidade envolvidos com a Semana de Arte e Literatura.

1. Espaço De Leitura – disponibilização de livros e organização geral
2. Capela De Mosaico – Sarau
3. Casarão Adelaide – Ocupação para realização das Atividades
4. Ateliê Ditinho Joana – Contação de Histórias e Prosas
5. Museu Carro de Boi – Dança e Memórias Poéticas.
6. Ruas – Saída Coreto – Procissão Poética com artistas da Cidade ( Prefeitura do Município)
7. Coreto – Apresentação dos Pereirões
8. Escola Jd dos Cisnes – Visitação e Entrevista com o Escritor
9. Restaurantes Hora/Ler – Apresentação leitura Dramática.
10. Oficina Da Passagem – Visitação com a Personagem D. Benta.
11. Ieps – Praça Do Correio – Decoração Literária – Temática da Praça.
12. Pontos Mis – Projeção de Filmes
13. Escola Genésio Cândido Pereira – Visitação e Entrevista com as Escritoras.

EQUIPE RESPONSÁBEL

Curadoria – Integrarte – Cultura, Educação e Cidadania
Projeto e Idealização – Vanderléia Barboza
Ambientação – Artesanato/Decoração – Coordenação – Luciana de Faria, Viviana de Faria e Equipe de Artesãs e Bordadeiras do Espaço de Leitura e Arte Eugênia Sereno. (ALA – ASSOCIAÇÃO LIVRO ABERTO)
Coordenação Atividades Infantis – Camila Ohl e Laura Dutra.
Exposições e Palestras de Arte – Concessão do Espaço – Ângelo Augusto Milani

As atividades são todas gratuitas e acontecerão na Ocupação Eugênia & Adelaide –Casarão da Pintora Adelaide e em outros “Territórios de Arte da Cidade de São Bento do Sapucaí” conforme consta na Programação.

ALÉM DAS ATIVIDADES, O CASARÃO DA ADELAIDE FICARÁ ABERTO PARA VISITAÇÃO DURANTE TODA SEMANA DE ARTE E LITERATURA como uma Deliciosa Comedoria Literária.

Deixe uma resposta